Como definir sua buyer persona e os KPIs para um planejamento de conteúdo
- Caroline Randmer
- 12 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Finalmente chegou o momento de você fazer um planejamento de conteúdo. Você sabe por onde começar? Marketing de conteúdo não é sobre redigir texto baseados em palpites, mas sim garantir uma abordagem relevante e consistente.
Basicamente, há três fases cruciais para quem quer realizar uma estratégia de conteúdo de sucesso: planejar, executar e mensurar.
Hoje vamos focar no que você precisa na fase de planejamento, onde é fundamental definirmos os objetivos desejados e o caminho para alcançá-los. Nessa fase, é vital considerarmos:
Perfil da sua buyer persona
Indicadores de desempenho (KPIs) a serem seguidos
.
Após essa etapa, é hora de mergulhar na pesquisa de tópicos, na definição da linguagem e na escolha de palavras-chave pertinentes.
Veja a seguir como estruturar seu plano de marketing de conteúdo:
Perfil da sua buyer persona
Considerando que seu objetivo seja atrair clientes potenciais, é fundamental estudar quem sua buyer persona é. Uma buyer persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. É mais ou menos assim: você cria um perfil baseado nas informações que você percebe que aparecem constantemente entre seus clientes.
O levantamento e estudo de perfis deve servir como alicerce do plano estratégico. Isso porque é através dele que se pode compreender as necessidades do cliente e determinar como você deve proceder ao longo do processo de venda.
Isso contribui significativamente para a eficácia dos conteúdos a serem planejados. Quanto mais profundo for o seu entendimento sobre a sua buyer persona, mais fácil será traçar o comportamento de compra de um cliente potencial e oferecer conteúdo que facilite a sua jornada até a decisão final.
Indicadores de desempenho (KPIs) a serem seguidos
Após identificar o perfil da sua buyer persona, é o momento de determinar os objetivos a serem alcançados. Para facilitar essa tarefa, pense em quais aspectos sua empresa precisa aprimorar.
Talvez seja necessário aumentar o reconhecimento da marca, ou fortalecer o engajamento com os clientes. Quem sabe educar o mercado sobre seus produtos ou serviços? Pode ser também que o que sua empresa precise seja impulsionar as vendas, gerar mais leads qualificados, ampliar o Lifetime Value (LTV) ou reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Com o objetivo escolhido, partimos par a próxima etapa: estabelecer os Indicadores Desempenho (KPIs), ou seja, as métricas que indicarão se suas campanhas estão tendo um bom desempenho ou não.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs que podem ser definidos de acordo com os objetivos mencionados anteriormente:
Reconhecimento da marca: curtidas, seguidores, visitas e visualizações em redes sociais.
Engajamento: comentários, compartilhamentos e páginas visitadas.
Educação do mercado: usuários inscritos na newsletter.
Geração de leads: conversões.
LTV: tempo que cada cliente permanece fazendo negócios com sua empresa.
CAC: número de vendas e o tempo necessário para concluir uma transação.
Com esses indicadores claros, será possível monitorar o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo e realizar ajustes conforme necessário.
Aqui estão algumas dicas para escolher os KPIs corretos:
Evite se concentrar em métricas superficiais.
Escolha métricas que realmente possam mensurar seu progresso em relação aos objetivos estabelecidos.
Opte por KPIs que sejam de fácil compreensão da equipe.




Comentários