O que não fazer em sua estratégia de conteúdo
- Caroline Randmer
- 12 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Como bem dizem por aí, errar é humano, mas se temos a possibilidade de evitar o erro, melhor, não é mesmo?
Fique atento com os tópicos a seguir e passe longe dos erros comuns:
1. Todo conteúdo é sobre sua empresa
Procure falar sobre o que os clientes precisam. Fazer marketing de conteúdo é focar em soluções e não em propaganda.
2. Foco em ferramentas, não metas
Sem metas definidas, é praticamente impossível entender se a estratégia está sendo seguida conforme o planejado. Defina o tipo de retorno que deseja obter para acompanhar seu desempenho.
3. Falta de chamadas para conversão
Conteúdo precisa gerar conversão. Portanto, cada um deles precisa oferecer uma chamada para a ação, mais conhecido como o famoso call to action.
4. Ultrafoco em um canal específico
Esteja onde o seu cliente está, mas lembre-se que importante diversifique formatos e canais de acordo com a preferência da sua buyer persona para que sua estratégia seja eficiente.
5. Não pensar como uma empresa de mídia
Crie um calendário editorial e procure seguir uma frequência de publicação de conteúdo para continuar sendo visto e gerando cada vez mais interesse no público.
6. Não possuir um responsável pelo conteúdo
Definir uma pessoa para ficar responsável pelo conteúdo é a melhor forma de garantir que o calendário editorial seja cumprido.
7. Não estar imerso no seu mercado
Clientes estão cada vez mais exigentes. Com isso, é preciso demonstrar profundo conhecimento sobre o seu nicho de atuação.
8. Métricas erradas
Métricas erradas podem resultar em oportunidades desperdiçadas e aparecimento de problemas. Opte por KPIs que ajudem você a entender seu desempenho em relação aos resultados que precisa conquistar.
9. Não entrar em um nicho
Para a estratégia de marketing de conteúdo funcionar, você precisa ser expert em um assunto que, ao mesmo tempo, seja relevante para o seu negócio.
10. Inconsistência ou falta de foco em campanhas
Ser consistente na comunicação mostrará ao seu cliente que ele tem o apoio necessário que espera de sua empresa.
11. Não otimizar para SEO
Trabalhar com marketing de conteúdo sem conhecer as boas práticas de SEO é sinônimo de plano mal executado. Crie o hábito de fazer pesquisas de palavras-chave e de continuar estudando sobre SEO, já que essas técnicas estão sempre sendo atualizadas.
12. Não dar prazo suficiente
Marketing de conteúdo não traz sucesso do dia para a noite. Como toda estratégia, ela leva tempo para surtir o efeito desejado. Conteúdo é um investimento de longo prazo com resultados garantidos.




Comentários